A Lamborghini Trattori foi fundada em 1948, por Ferruccio Lamborghini.
Ferruccio Lamborghini era já uma pessoa conceituada na área mecânica, pois no seu passado serviu o seu país como militar, como mecânico. Posteriormente, ingressou na Força Aérea, onde desenvolveu algumas das suas ideias, que iriam ser postas em prática nos anos 40. Em 1946, desenvolve o seu primeiro protótipo motorizado, criando um híbrido entre um trator e um carro, ao qual chamou “Carioca”. Em 1948, já tinha lançado 500 unidades no mercado ao preço de 800 mil liras, ao que equivale, na atualidade, a 37646,99 euros.
Em 1949, surge o primeiro trator com finalidade 100% agrícola. Equipado com um motor Morris de 40cv e uma funcionalidade pioneira na sua altura, que é o elevador hidráulico. Em 1952, surge o primeiro trator com motorização Lamborghini, com apenas 2 cilindros e 22cv, conhecidos como “Lamborghinetta”. Nesta altura, existem já outras marcas com modelos que concorrem diretamente com a “Lamborghinetta”, como o “Picolla” da Fiat, o “Landinetta” da Landini e o “Sametto” da Same.
Em 1955, a Lamborghini expande-se para um novo mercado, criando o primeiro trator de lagartas, denominado de DL 25C.
Em 1962, surge o primeiro trator com tração às 4 rodas. Apesar de não ser revolucionário, pois já existiam veículos com dupla tração, foi algo importantíssimo para superar a sua concorrência. Quatro anos depois, em 1966, são equipados de série com caixa sincronizada, uma tecnologia que se mantém nos dias de hoje.
Após se consolidar no mercado de tratores de pequena dimensão, a Lamborghini decidiu criar o R480, com 80cv, disponível com tração simples ou dupla.
No inicio dos anos 60, a Lamborghini entra no mercado automobilístico, cujo motivo é interessante. Ferruccio detinha vários automóveis na altura, entre eles um Ferrari, cuja embreagem tinha danos constantes. Na tentativa de resolução do problema, o fundador da Lamborghini recorre a Enzo Ferrari, fundador da Ferrari. Enzo desvaloriza o problema do seu carro, e, segundo a história, acusou Ferruccio de não perceber de carros, insinuando que deveria dedicar-se apenas à parte agrícola. Para provar o seu ponto, é o próprio Ferruccio que resolve o problema de embraiagem do seu carro, utilizando peças de uma embraiagem de um trator Lamborghini.
O primeiro carro, Lamborghini 350 GT, tem sucesso, tal como os modelos seguintes, pelo que Ferruccio decide vender a parte agrícola da marca à Same, em 1973, cuja parceria ainda se mantém nos dias de hoje. A esta parceria juntaram-se a Deutz-Fahr e a Hurlimann, formando o grupo Same Deutz-Fahr, um dos mais conceituados da indústria agrícola.
Comments